domingo, 23 de novembro de 2014

Croquis


A expressão artística através do desenho de croquis  

Os croquis representam a identidade artística de um estilista, a divulgação do conceito da marca e do tema da coleção. A inspiração é passada para o papel esboçada através de riscos rápidos para que a ideia não se perca e alguns apresentam anotações dos detalhes e da modelagem da roupa. Os desenhos são tão interessantes que há livros como 100 Years of Fashion Illustration que contém esboços e croquis de estilistas, que servem de inspiração para quem gosta de moda e de desenhar. É a partir dos desenhos que as ideias são analisadas para então iniciar a construção de uma peça piloto.





Os croquis são ótimas formas de expressar a criatividade e ilustrar as ideias, porém deve-se tomar cuidado quando for apresentar para o modelista, principalmente de a anatomia do corpo estiver alongada. Deve-se estar atento a esses detalhes, pois na hora de passar o desenho para a peça piloto pode haver problemas com a modelagem e com a quantidade de tecido a ser usado já que as proporções da anatomia do modelo está exagerada com pernas muito alongadas, cintura fina e tronco curto. A criação de vestuário precisa contar com um bom diálogo entre o estilista e o modelista, sendo importante o desenho à mão mas também a realização de uma ficha técnica que contenha a peça vetorizada e com medidas proporcionais para que não haja erros na produção.



O desenho é uma das características que diferencia o estilista e deve ser valorizado com formas, cores e texturas que inspirem as pessoas e as façam desejar aquela roupa da coleção. Mais do que criar vestimenta, criam o sonho e a realização do consumidor de fazer parte da marca.
Eu não desenho roupas, eu desenho sonhos! – 

Nenhum comentário:

Postar um comentário